LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

A importância e a manutenção da caixa de gordura



Caixas de gordura são locais destinados a reter, na sua parte superior as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede de esgoto, causando obstrução da mesma (ABNT, 1999).




A caixa de gordura deve ser instalada na saída da água utilizada na pia e na máquina de lavar louças e antes de chegar à rede pública de esgoto, é um pequeno tanque que retém a gordura lançada na pia ou presente na louça e panelas das casas e restaurantes. Quando esfria, a gordura se transforma em blocos sólidos que se fixam nas paredes das tubulações, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, e, por conseqüência, provocando entupimentos e transbordamentos. Se a rede coletora de esgoto estiver entupida, há risco de o esgoto retornar para dentro do imóvel.




A gordura causa obstrução da rede de esgoto. Para cada situação, uma equipe de manutenção  da rede coleta de esgotos precisa interromper seus serviços e deslocar-se até o local para fazer a limpeza e desentupir a rede. A gordura vai parar na rede de esgoto porque há imóveis onde a caixa de gordura não foi instalada. A função da caixa é reter este tipo de material, que, periodicamente, deve ser retirado da caixa e destinado adequadamente.




A caixa retém a gordura porque esta não se mistura com a água. A gordura acaba boiando na superfície da caixa e a água utilizada na cozinha segue, então, pela tubulação de esgoto. A implantação da caixa de gordura não é cara, principalmente considerando-se a relação custo/benefício. É encontrada em lojas de material de construção.




A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 8160, orienta sobre a construção de todos os tipos de caixa de gordura. Consultando a Norma é possível saber o dimensionamento para cada imóvel. Em residências com até duas pias, a caixa precisa ter capacidade mínima para 18 litros. As caixas de gordura devem ser instaladas no lado interno do alinhamento predial, não sendo permitidas no passeio.




Instalada na rede interna de esgoto, a caixa pode ser de plástico (PVC), fibra de vidro, concreto ou alvenaria. Deve ser instalada em local de fácil acesso, ter tampa removível (para permitir a limpeza) e estar completamente vedada para garantir seu bom funcionamento.




O óleo de fritura nunca deve ser despejado na pia porque vai se acumular na caixa de gordura. Também não deve ser jogado nas bocas de lobo ou bueiro por onde é escoada a água da chuva, pois pode contaminar o solo ou a água. A orientação é guardá-lo em um vidro. Quando o vidro estiver cheio, entregar em postos de coleta.




 É importante verificar as condições da caixa de gordura a cada 30 dias ou com frequência maior, caso na cozinha sejam lavados utensílios muitos engordurados, ou se há o uso constante de óleo de fritura, seja em frigideiras ou chapas. Uma caixa entupida pode causar mau cheiro e vazamentos através da tampa, entupimento da rede interna, retorno do esgoto para dentro das casas pelos ralos e escoamento lento no ralo da pia.


A falta de limpeza de sua caixa de gordura poderá lhe causar alguns transtornos, tais como:




- Transbordamento através da tampa;




- Entupimento das canalizações;




- Escoamento lento da água pelo ralo da pia;




- Mau cheiro.





Desentupidora Desentupir 24h é especializada em limpeza de caixas de gordura, caixas de decantação, poços de recalque, esgotamento de inundação. Realiza a limpeza e raspagem de todos os resíduos e detritos acumulados nas paredes internas das tubulações eliminando odores provocados por gases.




 A empresa DESENTUPIDORA Desentupir 24h – CAIXA DE GORDURA: Trabalha na limpeza e remoção de detritos utilizando equipamentos de última geração, caminhões auto vácuo, alta pressão e hidrojateamento equipados com tanque de 7m³ e 12m³.




Com alta experiência em desobstruções de tubulações e galerias de ESGOTO com diâmetros de 6” polegadas até 80cm de diâmetro.
Para limpeza de caixas de gordura, contrate a DESENTUPIDORA Desentupir 24h



Fonte: SANEPAR

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015