LIGAMOS AGORA!

SE PREFERIR, LIGUE GRÁTIS

0800 772-9000

11 dicas para desentupir os ralos da sua casa

Saiba lidar de 11 formas diferente com o contratempo


11 dicas para desentupir ralosVocê provavelmente já deve ter passado pela situação de sofrer com um entupimento no ralo da cozinha ou do banheiro, certo? Durante a lavagem da louça, se o cuidado não for redobrado, restos de comida podem ficar presos no ralo. O acúmulo desses resíduos obstrui a vasão e o fluxo da água.

O mesmo acontece durante o banho, quando os fios de cabelo se desprendem e fatalmente entram no ralo junto com a água. Se acumulados, o entupimento será um problema para ser resolvido. Felizmente a desobstrução de resíduos, seja no ralo da pia, ou no chuveiro, é fácil de ser resolvida.

Confira 11 métodos eficazes desentupir os ralos do banheiro e da cozinha.


1-) Uma das soluções mais eficientes é colocar a mão na massa, literalmente. No caso do ralo do banheiro, você pode usar uma chave de fenda para desparafusar o ralo e, assim, tirar manualmente os resíduos capilares que estão impedindo o fluxo da água.

2-) Outro método eficaz para desentupir o ralo do banheiro, é usar um arame como gancho. Um simples cabide com a ponta dobrada pode dar conta do recado. Assim será possível fisgar os resíduos e acabar de vez com a obstrução.

3-) Para evitar entupimentos no chuveiro e na pia da cozinha, recomenda-se o uso de uma peneira para contenção de resíduos no ralo.

4-) O desentupidor é um método óbvio, mas não deixa de ser eficaz. Quando a obstrução não é tão grave, o processo de sucção pode servir. Inclusive, dependendo do caso, você pode utilizá-lo com o arame. Assim o desentupimento poderá ser mais eficiente.

5-) Alguns cabos de aço com manivela podem ser utilizados para retirar resíduos do encanamento. Em qualquer loja de ferragens é possível comprar um. Com o ralo destampado, insira o cabo no cano até chegar nos resíduos. Quando sentir a obstrução, gire a manivela em sentido horário e puxe a sujeira.

6-) Uma boa solução para ralo de banheiro é o bicarbonato de sódio. Além de não danificar o encanamento, a solução é eficaz para dissolver resíduos capilares. Aplique cerca de 290g do composto. Deixe agir por meia hora. Após esse período, jogue água fervendo no ralo. Certamente todos os resíduos restantes serão removidos com essa ação.

7-) O vinagre é sempre uma boa solução natural para desentupimentos. Apesar de ser ácido, o condimento não compromete os canos. O mesmo pode se dizer do suco de limão, da água com sal e do próprio bicarbonato de sódio. Se a pia estiver entupida, despeje um pouco do vinagre, misturado com uma das soluções citadas, e tampe o ralo. Espere agir por meia hora e depois use um arame para tirar o resto da sujeira que não foi dissolvida.

8-) O detergente também pode ser usado como desentupidor na cozinha. Basta colocar uma pequena quantidade no ralo, para depois despejar água quente. A mistura certamente irá surtir efeito.

9-) A limpeza preventiva, principalmente na pia da cozinha, é uma das alternativas mais indicadas para evitar entupimentos. Esvazie regularmente a caixa de gordura que fica embaixo da pia. Essa precaução evita acúmulos de resíduos nos encanamentos e, por sua vez o entupimento do ralo.

10-) Sob hipótese alguma despeje o resto de óleo de cozinha no ralo da pia. A gordura presente pode provocar entupimentos, já que o resto do óleo pode solidificar.

11-) Se nenhuma prevenção ou método caseiro para desobstruir a passagem da água no ralo for suficiente, a solução cabível é chamar um profissional. A Desentupir 24h dá conta do recado de forma rápida a qualquer hora do dia. Quer saber de todas as novidades e dicas de desentupimento? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Este conteúdo é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610 de 19/02/1998). Sua reprodução total ou parcial é proibida nos termo da lei.

Copyright a Desentupir 24h Comércio de Serviços Ltda. © 2015